Publicações na área de Educação de Jovens e Adultos em parceria com a Universidade de Coimbra

  • Posted on: 1 March 2021
  • By: conteudista

Profa. do PROFSAUDE/UFMA  integra publicações na área de Educação de Jovens e Adultos em parceria com a Universidade de Coimbra.

Os livros são gratuitos e, para ter acesso, basta enviar um e-mail para a editora.

A professora Maria do Carmo Lacerda Barbosa, do Departamento de Medicina I e do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/UFMA) e a Técnica em Assuntos Educacionais e Mestre em Educação, Maria do Rosário Fortes Braga, lotada no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), participam de capítulo de livro publicado pela Universidade de Coimbra “Educação e Formação de Jovens e Adultos em Diferentes Tempos e Espaços da Vida. A obra é voltada aos profissionais e estudantes que atuam em diversas  áreas do conhecimento e na formação de jovens e adultos.

O artigo  apresentado pelas autoras  tem como título “Integração Ensino—Serviço-Comunidade: A Experiência com a Metodologia da Problematização no Eixo Integrador (EI) do Curso de Medicina de uma Universidade Brasileira. O EI no curso de medicina da UFMA foi concebido como princípio orientador da proposta metodológica do curso, pautado na interdisciplinaridade,  na transversalidade de diferentes áreas do conhecimento e na inserção do aluno na Unidades Básicas de Saúde desde o início do curso.

A Medicina tem avançado muito, ao longo desta última década, na discussão sobre organização curricular e formação na área da saúde; o trabalho interdisciplinar, o rompimento da dicotomia ensino básico e profissionalizante e  o ensino com significado. Torna-se assim, premente  a utilização de metodologias  problematizadoras e a composição de eixos integradores transversalizados dentro dos currículos médicos, de forma a propiciar a   discussão de  temas relevantes sobre a saúde e  a sociedade, numa contextualização dialética entre os determinantes sociais e a agenda das políticas públicas.  

O intercâmbio com a Universidade de Coimbra e este grupo de pesquisa da UFMA teve início em 2019, em evento científico realizado em Coimbra pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, cujos trabalhos selecionados resultaram nesta obra literária, na qual tivemos a honra de apresentar nossa produção. Em seguida houve a  realização do I Seminário Internacional em Educação Permanentente: Saúde e Educação no contexto interdisciplinar, https://www.even3.com.br/anais/siep2019/ , evento este coroado com a participação dos autores da obra literária aqui apresentada, Prof. Dr. Joaquim Medeiros Alcoforado e Profa. Dra. Marcia Regina Barbosa. Este foi um evento realizado por um esforço conjunto do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE), Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA e o Curso de Medicina da UFMA.

Entendendo que a construção do conhecimento a partir da realidade social é um grande desafio a ser enfrentado pela educação e por suas instituições na sociedade contemporânea, divulgamos  essa coletânea de produções que se encontra disponibilizada gratuitamente ao público.

Fonte: UFMA