Sobre o programa

O Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família. A proposta do curso foi apresentada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), sendo aprovada em 2016. O programa conta com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC) que atuam como instituições demandantes e financiadoras deste projeto.

O curso é gratuito e é oferecido por uma rede nacional constituída de 45 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz.

 

Quem pode se inscrever

O programa tem como público-alvo profissionais de saúde que atuam APS, contemplando: profissionais com atuação na ESF/APS em suas diversas modalidades ou em serviço com relação direta e constante com esse nível de atenção (ESF, Saúde bucal, ESF Ribeirinha, ESF Fluvial, Atenção Básica à Saúde Indígena, Consultório na Rua, Equipe de Atenção Básica Prisional ou Equipes E-Multi, Centros de Atenção Psicossocial, Policlínicas ligadas a APS, SAE, SAVVIS, CEO, CER e Serviço de Atenção Domiciliar – SAD) e com vínculo ativo em órgãos públicos; profissionais em exercício, em cargo ou função na gestão / atenção (coordenadores, gerentes, diretores) na ESF/APS, Vigilância e Serviços relacionados diretamente à APS.

Atualmente, o programa abrange 12 categorias profissionais: assistentes sociais, profissionais de educação física (bacharelado), enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e graduados em Saúde Coletiva.

 

Formação para os profissionais da Saúde

O programa é uma estratégia de formação para atender à expansão da graduação e da pós-graduação no país, bem como à educação permanente de profissionais de saúde, com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde (APS), à Gestão em Saúde e à Educação.

O curso tem duração mínima de 18 (dezoito) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, com carga horária de 975 horas, compreendendo encontros presenciais, telepresenciais e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 

Objetivos do curso

  • Formar profissionais de saúde para exercerem atividades de atenção à saúde, docência e preceptoria, produção de conhecimento e gestão em Saúde da Família;
  • Fortalecer as atividades educacionais de atenção à saúde, produção do conhecimento e de gestão em Saúde da Famíliá nas diversas regiões do país; 
  • Articular elementos da educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da Estratégia de Saúde da Família;
  • Estabelecer uma relação integradora entre o serviço, os trabalhadores, os estudantes da área de saúde e os usuários.

 

Concepção Pedagógica

O PROFSAÚDE está alicerçado na proposta de Paulo Freire da educação problematizadora, em que docente e discente são considerados sujeitos da produção do saber, sendo ambos transformados no processo da ação educativa, que se inicia a partir de uma situação-problema que deve ser compreendida e analisada criticamente.

A formação pelo trabalho no SUS é o princípio educativo: a formação crítica e dialógica como elementos centrais no processo de qualificação profissional e a educação interprofissional como uma perspectiva político pedagógica. O compromisso ético com a formação dos trabalhadores do SUS, envolve diálogo, escuta e respeito à pluralidade de sujeitos e territórios.

O desenho curricular contempla três eixos pedagógicos: AtençãoEducação Gestão.

Imagens: