Tecnologia educacional sobre saúde bucal para pessoas que vivem com diabetes

Objetivo: produzir tecnologia educacional para pessoas que vivem com diabetes. Método: pesquisa metodológica realizada em duas etapas: revisão da literatura, construção da tecnologia educacional. Resultados: na etapa de revisão da literatura, identificou-se, a princípio, um total de 945 estudos nas bases de dados. Como resultado do processo de seleção, 37 artigos se adequaram aos critérios de elegibilidade e após a análise, obteve-se uma amostra final de 27 artigos. A síntese das evidências apontou para três eixos temáticos: tecnologias educacionais para pessoas com DM; tecnologias educacionais sobre saúde bucal; qualidade de vida e informações sobre saúde bucal. Na etapa de construção, após o levantamento dos temas geradores com ênfase no eixo temático informações sobre saúde bucal, foi elaborada uma tecnologia educacional associada, em que há um jogo intitulado BETEGAME, um de jogo de tabuleiro com quebra-cabeça, e um Guia sobre saúde bucal para pessoas que vivem com diabetes tipo I e II. Considerações Finais: a produção baseada em evidências se revelou válida para a identificação de temas geradores relevantes. A tecnologia educacional, após validação, poderá subsidiar práticas de educação em saúde com pessoas que vivem com diabetes e assim, qualificar o processo de trabalho educativo dos profissionais da atenção primária e estratégia saúde da família. Palavras-chave: Educação em Saúde. Profissional de Saúde; Atenção Primária. Diabetes Mellitus.

Ano da defesa: 
2022
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Jéssica Geni de Oliveira Barbosa Freire
Orientador: 
Profa. Dra. Elizabeth Teixeira.
IES associada: 
Universidade Estadual do Amazonas