Desenvolvimento de Tecnologia Educacional sobre cuidados em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde

Os transtornos mentais afetam cada vez mais pessoas, impondo custos substanciais aos indivíduos, famílias, comunidades e sistemas de saúde. E, apesar do amplo movimento da Reforma Psiquiátrica, pouco ainda foi feito para o estabelecimento de novas práticas de cuidado em saúde mental pautadas na comunidade, na qual a Atenção Primária à Saúde (APS) deveria figurar como coadjuvante principal. Assim, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de identificar os principais entraves para o cuidado da pessoa em sofrimento psíquico na Atenção Primária. Foram selecionados 17 artigos por meio das bases de dados virtuais em saúde que evidenciaram como principais dificuldades: a manutenção do modelo psiquiátrico tradicional, a falta de capacitação em saúde mental, falta de articulação em rede entre APS e RAPS, a ausência de ações de promoção à saúde mental, o uso incipiente dos recursos disponíveis na APS, as concepções estigmatizadas da pessoa em sofrimento mental pela equipe de saúde e o não reconhecimento da APS como lugar de cuidado em saúde mental. A partir dessas evidências, em uma segunda etapa, foi elaborado um protótipo de tecnologia educacional para o agir educativo-cuidativo dos profissionais da APS, buscando a conscientização e sensibilização acerca dessa temática, na tentativa de uma mudança desse quadro tão desfavorável à pessoa com transtorno mental. Logo, o investimento nas equipes de atenção primária é fundamental como estratégia para a melhoria da qualidade da assistência em saúde mental da população brasileira.

http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/2339

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Lilian César Salgado Boaventura
Orientador: 
Prof. Dr. Eduardo Jorge Sant Ana Honorato
IES associada: 
Universidade Estadual do Amazonas