Competências para a formação do médico generalista: perspectiva do aluno e do preceptor da Atenção Primária à Saúde

As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina, atualizadas em 2014, trazem novos delineamentos, visando um profissional generalista, humanista, com desenvolvimento de competências para atuar nos diferentes níveis de atenção promovendo a saúde integral da população. O Projeto Político Pedagógico do curso de Medicina de uma universidade do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, contempla na sua organização curricular o Programa de Estágio Supervisionado em Atenção Primária (PESAP), com a inserção do acadêmico em Unidades de Saúde da Família, aliando conhecimentos teóricos à prática clínica. O objetivo deste trabalho foi analisar a aquisição de competências para a formação generalista previstas no PESAP desta Universidade na perspectiva dos alunos e dos preceptores. Foi realizado um estudo seccional, descritivo-analítico com 104 alunos matriculados no ano de 2019 e 16 preceptores. Os dados foram coletados pelo pesquisador no período de outubro a dezembro de 2020, por meio de questionário autoaplicável, contendo 60 questões. Cada uma correspondia a uma determinada competência que foi avaliada em escala tipo Likert, divididas nas áreas: Atenção Primária à Saúde (n=9), Saúde do Adulto e do Idoso (n=13), Saúde da Criança e do Adolescente (n=28) e Saúde da Mulher (n=10). Foi calculada a média aritmética, desvio padrão, classificação em três estratos: satisfatório, parcialmente satisfatório ou incipiente e apresentados por área. Atenção Primária à Saúde apresentou 66,7% (n=6) das respostas com classificação satisfatória para ambos os participantes. Em relação a Saúde do Adulto e do Idoso, 7 competências foram consideradas alcançadas de maneira satisfatória por alunos (53,8%), e 8 por preceptores (61,5%). Das 28 competências sobre Saúde da Criança e do Adolescente, 13 foram adquiridas satisfatoriamente na ótica dos alunos (46,4%) e 9 por parte dos preceptores (32,1%). Saúde da Mulher, 40% (n=4) e 50% (n=5) satisfatória, para alunos e preceptores respectivamente. Somando-se as porcentagens das competências com classificação satisfatória das quatro áreas, obteve uma média de 51,8% e 52,6% para os alunos e preceptores respectivamente. Portanto, pode-se concluir que através de suas perspectivas, a maioria das competências previstas no PESAP foram adquiridas de forma satisfatória, embora a classificação final foi parcialmente satisfatória. O cenário do PESAP mostrou-se propício, em especial para as áreas Atenção Primária à Saúde e Saúde do Adulto e do Idoso. Porém ainda existem lacunas a serem aprimoradas, principalmente em relação a Saúde da Criança e do Adolescente e Saúde da Mulher.

Ano da defesa: 
2021
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Pedro Christiano Barsante Moreno
Orientador: 
Profa. Dra. Renata Palópoli Pícoli; Profa. Dra. Débora Dupas Gonçalves do Nascimento
IES associada: 
Fiocruz Mato Grosso Sul