Prontuário Eletrônico do Cidadão do Sistema e-SUS Atenção Básica: análise da sua utilização por médicos e enfermeiros da Atenção Básica

Introdução- O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS AB é um software da Estratégia e-SUS Atenção Básica utilizado para a operacionalização do SISAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica). É fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde que tem se empenhado na evolução tecnológica do sistema. O PEC é considerado uma ferramenta de melhoria da qualidade da assistência e um facilitador dos processos de trabalho na Atenção Básica, inclusive nos processos gerenciais. Apoia os profissionais na coordenação do cuidado e no suporte à decisão clínica, representando um importante avanço na qualificação e no uso da informação registrada na Atenção Básica Objetivo- Analisar a utilização do PEC por médicos e enfermeiros da Atenção Básica do município mineiro de Juiz de Fora Métodos- Estudo transversal realizado com médicos e enfermeiros das UBS de Juiz de Fora, através da aplicação de um questionário estruturado e autoaplicável, elaborado em escala do tipo Likert de cinco pontos, contemplando dados de descrição da amostra e sobre a utilização do PEC. Os dados foram descritos em frequências absolutas e relativas, sendo feita a associação entre as variáveis categóricas por meio do teste de Qui-Quadrado de Pearson (sem correção) ou teste exato de Fisher. Para a comparação da escala do questionário do PEC em formato contínuo, utilizou-se o teste U de Mann Whitney e /ou o teste H de Kruskal-Wallis. O nível alfa foi estabelecido em p < 0,05 para o intervalo de confiança de 95% Resultados- Participaram deste estudo 51 médicos e 56 enfermeiros usuários do PEC do sistema e-SUS AB, com média do tempo de utilização do sistema de 35 meses. A maioria dos profissionais integra as equipes da Estratégia de Saúde da Família (87,9%) e apresenta especialização nesta área de atuação (60%). Os profissionais consideraram o PEC um sistema sigiloso (60%), de fácil utilização (90%), útil na organização do trabalho na Atenção Básica (94%) e que melhora a qualidade do atendimento (77,5%), sendo preferido pela maioria dos profissionais em relação ao prontuário físico (de papel). Cerca de 70% dos profissionais consideraram ter disponíveis nas UBS os equipamentos (computador e impressora) e a rede de internet necessários para a utilização do sistema. A maior parte dos profissionais (80%) considerou ser necessário curso de capacitação sobre o PEC e 64,5% participaram deste tipo de treinamento ofertado pela secretaria municipal de saúde de Juiz de Fora. Conclusão- O PEC do sistema e-SUS AB foi considerado pelos profissionais da AB de Juiz de Fora como uma ferramenta tecnológica útil para a organização do serviço e para a melhoria da qualidade da assistência nas UBS. Sendo necessário o aumento na oferta de cursos de capacitação para os profissionais, bem como da disponibilidade de equipamentos para utilização do sistema.

https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13666

Ano da defesa: 
2021
Linha de pesquisa: 
INFORMAÇÃO E SAÚDE
Autor: 
Joana Darc Aparecida Siqueira Neiva
Orientador: 
Prof. Dr. Maximiliano Ribeiro Guerra
IES associada: 
Universidade Federal de Juiz de Fora