Cuidado Integral de pessoas com Doença Falciforme: relato de uma experiência de Educação Permanente em Saúde (curso de extensão) para estudantes de graduação em saúde e profissionais da Atenção Básica
A Doença Falciforme é a doença genética de transmissão hereditária mais comum em todo o mundo, considerada um problema de saúde pública declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devido à sua alta prevalência e gravidade dos sintomas e complicações. Contudo, por atingir predominantemente a população negra e afrodescendente em geral, a pesquisa e as intervenções sobre a doença falciforme, são historicamente negligenciadas. O objetivo deste estudo foi relatar a realização do curso de extensão,“Cuidado Integral da Pessoa com Doença Falciforme”, como estratégia de Educação Permanente em Saúde, através de metodologias ativas, que utilizam a técnica das Rodas de Conversa, e a aprendizagem através de problematizações. Foram organizados 06 (seis) grupos de trabalho virtual, as Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA) e a metodologia utilizada foi a Sala de Aula Invertida. O curso foi dividido em 06 (seis) encontros síncronos semanais via web conferência e encontros assíncronos em grupos de WhatsApp (EAA). Durante os encontros síncronos, foram ouvidas narrativas de histórias de vida de pessoas com doença falciformes convidadas pela pesquisadora, cujos relatos foram utilizados como disparadores das discussões temáticas das rodas de conversa virtual. O público-alvo deste curso é: profissionais e trabalhadores em saúde da Atenção Básica, incluídos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e também estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e do Curso de Medicina da UFSB. A discussão a partir das narrativas centradas nas experiências de um grupo de pessoas com doença falciforme permitiu-nos explicar como a falta de conhecimentos específicos e atualizados sobre a doença falciforme impacta na qualidade do cuidado ofertado na Atenção Primária a esses indivíduos. Esta experiência forneceu conhecimentos para além do modelo biomédico, se mostrando um instrumento útil para Educação Permanente em saúde, podendo ser utilizada em pesquisas futuras e no processo de trabalho em saúde.