Análise da aplicação das diretrizes curriculares nacionais em cursos médicos do Distrito Federal

A graduação médica vem passando por significativas mudanças nas últimas décadas, visando atender demandas do Sistema Único de Saúde. Para tanto as escolas médicas estão passando por uma reorientação de seus conteúdos curriculares, de forma a capacitar os egressos para atuação como generalistas com responsabilidade social, capazes de atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, a partir do eixo integrador da Atenção Primária à Saúde. Neste sentido foram publicadas as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina (DCN) 2001 e 2014. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil dos egressos de Cursos de Medicinado Distrito Federal quanto as competências e habilidades descritas nas DCNs pela análise do projeto político pedagógico das instituições, aplicação de um questionário estruturado e realização de entrevista semi-estrutura à egressos de dois Cursos de Medicina do Distrito Federal no primeiro semestre de 2021. Observou-se que a grande maioria das competências listadas pelas DCNs foram trabalhadas com propriedade durante a graduação pela auto-avaliação dos estudantes. Entretanto, observa-se algumas dificuldades nas competências listadas no campo de Gestão em Saúde, sendo o campo pior avaliado pelos estudantes. No campo de Atenção em Saúde, os egressos demonstraram maior insegurança na atuação em situações de emergência e trauma, sugerindo a necessidade desta competência ser reforçada no currículo das instituições.

Ano da defesa: 
2022
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Patrícia de Mello Faria Horta Barbosa
Orientador: 
Prof. Dr. Francisco Eduardo de Campos; Profa. Fernanda Maria Duarte Severo
IES associada: 
Fiocruz Brasília