Análise do grau de satisfação dos alunos do internato de Atenção Básica à Saúde sobre o uso da metodologia ativa da problematização no processo de ensino-aprendizagem

O último quartel do século XX foi marcado mundialmente por uma série de questionamentos que envolviam desde o conceito de saúde disseminado no mundo ocidental, centrado na doença, até a problemática sobre a própria organização dos sistemas, dos serviços e da formação em saúde: hospitalocêntrica, fragmentada em especialidades e biologicista. No que se refere ao ensino em saúde, fez-se necessária uma renovação pedagógica em busca de uma formação crítica, reflexiva e com responsabilidade social. A fim de atingir tal propósito, as DCN para a área da saúde destacaram o uso de metodologias ativas como estratégias de ensino-aprendizagem. O objetivo do presente estudo é analisar o grau de satisfação dos alunos do internato de medicina, sobre o uso da metodologia da problematização no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Atenção Básica à Saúde 1 (especificamente durante o momento de teorização), considerando as dimensões: percepção, aprendizado e resultado. Além de identificar o tipo de abordagem a aprendizagem utilizada pelos discentes. Trata-se de estudo sobre educação médica, de natureza transversal, com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Foi realizado por meio de inquérito com indivíduos que cursaram a disciplina de estágio ABS1, no período de 2018 a 2019 na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF) - SUPREMA. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário digital, disponibilizado gratuitamente pela empresa Google (google forms), autoaplicável. O questionário foi organizado em quatro blocos: 1- Características sociodemográficas/ formativas; 2- Questionário de Compreensão dos Processos de Estudo e Abordagem à Aprendizagem – Biggs: Revised Two Fator Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F); 3-Escala de avaliação do grau de satisfação com o uso da metodologia da problematização; 4- Duas questões abertas, que permitiram uma aproximação mais qualitativa com o ponto de vista dos participantes do estudo sobre contribuições e problemas do uso da problematização. As análises dos dados quantitativos foram realizadas no STATA 15 e, em todos os testes, o nível alfa foi estabelecido em p < 0,05 para o intervalo de confiança de 95%. A análise e interpretação dos dados qualitativos se deram por meio da análise de conteúdo segundo L. Bardin (2016). Os resultados dessa pesquisa demostraram um perfil sociodemográfico e formativo com predomínio de acadêmicos do sexo feminino, da raça branca e com uma elevada renda familiar. Entre os respondentes houve um alto grau de satisfação com o uso da problematização, sendo que a maioria desenvolveu uma abordagem profunda a aprendizagem. Não foi possível afirmar que variáveis, como sexo, idade ou raça influenciaram no tipo de abordagem à aprendizagem desenvolvida e nem no grau de satisfação com o uso da metodologia ativa. Os dados qualitativos corroboram, em grande medida, com os resultados quantitativos quando aponta contribuição do uso da problematização para uma formação médica baseada no trabalho em grupo, com exemplos reais e gerando maior segurança para a atuação profissional.

 

https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13517

Ano da defesa: 
2021
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Fabiana Ferreira Filgueiras
Orientador: 
Profa. Dra. Danielle Teles da Cruz
IES associada: 
Universidade Federal de Juiz de Fora