Aplicação e ensino de habilidades de comunicação clínica dos preceptores de medicina de família e comunidade de Florianópolis, SC

O Método Clínico Centrado no Paciente é uma estratégia de humanização e incremento da eficiência da relação terapêutica na Atenção Primária à Saúde, que depende, para se realizar plenamente, de uma comunicação clínica efetiva. Por isso, as habilidades de comunicação clínica tendem a ocupar progressivamente locus central na formação dos profissionais da saúde. Este estudo objetiva avaliar a percepção de preceptores e estudantes sobre o ensino e a aplicação dessas habilidades na residência de Medicina de Família e Comunidade (MFC) da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e no Internato em MFC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mediante estudo transversal, serão avaliados, com utilização de questionário online, todos os 100 alunos da 9a, 10a fase do Internato Médico da UFSC que tenham passado pelo menos uma vez no ciclo de MFC; todos os 40 Residentes em MFC do 1º, 2º e 3º ano vinculados à Escola de Saúde Pública da PMF e todos os 50 preceptores desses alunos. Utilizando como base o Guia Observacional Calgary-Cambridge, serão avaliados 28 itens que caracterizam os elementos constitutivos das habilidades de comunicação para a consulta clínica, incluindo aspectos relacionados à: abertura da consulta, exploração de problemas, avaliação do quadro de representações do processo de adoecimento da pessoa, estruturação da consulta, construção da relação e encerramento da consulta. Será também avaliada a existência de oportunidades de ensino-aprendizagem sobre habilidades de comunicação como, por exemplo, a observação direta de atendimentos pelo preceptor e a videogravação de consulta seguida da realização de feedback de qualidade.

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Wagner Omar Cury Silva
Orientador: 
Profa. Dra. Anaclaudia Gastal Fassa
IES associada: 
Universidade Federal de Pelotas