Da aprendizagem fragmentada ao desafio de uma formação integral: Narrativas da construção do saber

Por anos a formação médica vem sendo realizada de modo fragmentado, reduzindo a complexidade do indivíduo a órgãos e sistemas, negligenciando aspectos socioculturais, bem como a dinâmica e a interação do indivíduo na esfera familiar e comunitária. Recentemente com a última mudança realizada nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCN) em 2014, surge a proposta de que o ensino médico passe a ter um caráter formativo ampliado, com formação humanística, geral, crítica, reflexiva e ética, no intuito de formar um egresso habilitado para atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde, apto ao manejo de condições patológicas diversas de modo indistinto, a realizar a coordenação do cuidado e a gestão da clínica. Este trabalho teve por objetivo analisar as percepções, expectativas e vivências dos alunos de graduação do terceiro ano de medicina do Centro Universitário São Camilo, diante de uma disciplina com proposta de olhar integral do cuidado assistencial, tentando compreender o fenômeno da formação do conhecimento, partindo-se de uma lógica de ensino fragmentado por especialidades focais, até chegar a metodologia cujo foco no cuidado integral é o contraponto da formação anterior. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, orientado pela análise de conteúdo dos diários de campo produzidos pelos alunos, diário de campo do pesquisador, e análise das rodas de conversa, visando debater as ideias e vivências nos atendimentos no ambulatório, bem como seu papel na formação do aluno enquanto futuro generalista. A conclusão a que se chegou é a de que, mesmo com as diversas mudanças do currículo médico ao longo das últimas décadas, mantém-se ainda uma formação categorizada, fragmentada, com poucos momentos para reflexão da prática, ainda em um modelo fordista pouco flexível, onde se prioriza mais o conteúdo a ser ministrado do que propriamente a autonomia dos sujeitos. Ao mesmo tempo, avançou-se em muitas dimensões do ensino, tendo demonstrado a experiência da pesquisa que o processo dialógico e reflexivo de ensino pode contribuir muito com uma formação de qualidade e que valorize os aspectos éticos do cuidado.

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
João Felix Leandro de Souza Araújo
Orientador: 
Prof. Dr. Fernando Sfair Kinker
IES associada: 
Universidade Federal de São Paulo