Avaliação do cenário e das competências adquiridas em estágios na Atenção Primária sob a ótica dos estudantes de Medicina

O objetivo deste estudo foi avaliar o cenário e as competências adquiridas em estágios na Atenção Primária à Saúde sob a ótica dos alunos do Internato em Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Trata-se de um estudo observacional analítico transversal, em que os dados foram coletados por meio de dois instrumentos: PCATool-Brasil, versão para profissionais de saúde e um questionário abordando as competências gerais preconizadas para a formação do médico generalista, aplicados aos alunos do nono, décimo e décimo-primeiro períodos, nos quais os alunos realizam atividades de estágio em Unidades Básicas de Saúde da Estratégia de Saúde da Família. O escore geral foi de 6,50; 6,35 para o décimo e décimo primeiro períodos respectivamente, estando mais baixo, com valor de 5,88 para o nono período. O escore essencial foi de 6,36; 6,79 e 6,69 para o nono, décimo e décimo período respectivamente. Evidenciou-se fragilidade nos atributos Acessibilidade (3,24; 3,8; 3,64) e Orientação Comunitária (3,17; 5,75; 4,58). Os alunos adquiriram satisfatoriamente as competências, estando deficiente a capacidade de utilizar os sistemas de informação. Apenas 10,9%; 20,8% e 28,5% do nono, décimo e décimo primeiro períodos respectivamente informaram terem adquirido tal conhecimento. Os cenários de APS para o Internato em Medicina da UFJF, na visão dos alunos, apresentaram-se adequados, visto que os mesmos identificaram atributos e referiram terem adquirido grande parte das competências gerais necessárias à formação do médico generalista.

https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10278

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Juliana Maria Nascimento Souza
Orientador: 
Maximiliano Ribeiro Guerra
IES associada: 
Universidade Federal de Juiz de Fora