Avaliação da disponibilidade para a aprendizagem interprofissional de discentes da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE
A educação interprofissional assume importância como subsídio para formação de força de trabalho colaborativa pronta para agir e como estratégia de melhoria de sistemas de saúde fragmentados em países desenvolvidos e subdesenvolvidos (WHO, 2010). Este estudo, teve como objetivo avaliar a disponibilidade para a aprendizagem colaborativa dos acadêmicos dos cursos de Educação Física e Odontologia, que cursaram a primeira turma do componente curricular no segundo semestre de 2018. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva de corte transversal. Foi aplicado um questionário sócio demográfico e a escala Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS). Esta é uma escala tipo Likert, validada para o uso no Brasil, e própria para avaliação da disponibilidade para o aprendizado interprofissional. Com os resultados foi construído e validado por dupla digitação, um banco de dados por meio do programa Epidata 3.1. A análise de dados se deu no Software Stata 12.0. Participaram do estudo 58 estudantes, alcançou-se uma taxa de resposta de 82,5% entre os estudantes de Odontologia e de 71,4% entre os da Educação Física. Dos participantes 59% eram mulheres, 60% tinham menos de 21 anos, 33% tinham bolsa de estudos, 38% exerciam atividade remunerada e 48% participaram de algum projeto de extensão ao longo da vida acadêmica. Os resultados da escala RIPLS evidenciaram acadêmicos da área da saúde com disponibilidade para o aprendizado interprofissional, com média geral dos fatores da escala de 4,2 (dp 0,38) sendo 83% das respostas concordo ou concordo totalmente. A média foi superior a “4 -concordo” para o Fator 1 -Trabalho em equipe e colaboração (média 4,3; dp 0,53) e para o Fator 3 - Atenção centrada na pessoa(média 4,5; dp 0,44) concentrando respectivamente 89% e 95% das respostas em concordo ou concordo totalmente. A média foi inferior a “4- concordo” para o Fator 2 - Identidade Profissional (média 3,7; dp 0,39) com 66% das respostas concordo ou concordo totalmente. No sentido de propor um direcionamento do plano pedagógico do componente PIS, comparamos seus objetivos com os resultados da escala RIPLS, de modo que dentro de cada fator, utilizamos a temática das assertivas com maior discordância, como diretriz a ser reforçada no processo de ensino aprendizagem do componente curricular.