Avaliação do internato médico na Atenção Primária: uma análise a partir dos discentes sobre a adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014

Introdução: O internato médico corresponde à etapa final do curso de graduação em Medicina. É quando o aluno consolida o seu conhecimento, aprimora-se profissionalmente e aperfeiçoa suas habilidades médicas adquirindo gradualmente responsabilidade e autonomia com a aproximação à realidade. Em 2014, foram instituídas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina com várias recomendações, especialmente para o internato médico. Esse documento, de caráter mandatório, orienta para o desenvolvimento de competências novas na formação médica. Objetivos: Analisar o desenvolvimento das competências no internato em Medicina de Família e Comunidade pela ótica dos internos dos cursos de graduação em Medicina. Metodologia: Trata-se de uma investigação com delineamento do tipo levantamento (survey) e análise de questionário autoadministrado com perguntas fechadas, escala atitudinal do tipo Likert e com algumas perguntas abertas. A população-alvo é formada pelos internos do 11º e 12º semestres (sexto ano) do curso de graduação em Medicina das três instituições de ensino superior do município de Passo Fundo – RS, aproximadamente 240 discentes. Destes, 55 aceitaram participar (13%). Para a análise dos dados quantitativos, a escala foi avaliada por análise estatística. Resultados: Este estudo obteve resultados positivos quanto à satisfação dos alunos com relação à conformidade das competências questionadas. De maneira geral, os discentes se manifestaram positivamente avaliando as competências desenvolvidas no internato médico. Apareceram fragilidades na formação em relação à gestão e às relações interpessoais com a equipe de saúde. Conclusão: A partir da pesquisa, foi elaborado um relatório com os dados coletados e analisados na pesquisa para divulgação nas instituições envolvidas na coleta de dados.

Ano da defesa: 
2021
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Jeanine Eggers Caramori
Orientador: 
Profa. Dra. Marta Quintanilha Gomes
IES associada: 
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre