Avaliação da qualidade dos serviços prestados pelo Centro de Especialidades Odontológicas e Centro de Saúde da Família: satisfação dos usuários

Uma das formas de avaliar os serviços de saúde é por meio da percepção dos usuários. Na área de saúde bucal, além da utilização da avaliação em saúde para tomada de decisão, é desafiador conjugar essa tarefa ao monitoramento dos serviços para melhoria da qualidade. Desse modo, a avaliação da qualidade da assistência na saúde bucal é uma importante ferramenta no planejamento e na gestão dos serviços e sistemas de saúde. Assim, este trabalho objetivou avaliar a qualidade dos serviços de saúde bucal ofertados na atenção primária e secundária na perspectiva da satisfação dos usuários. Trata-se de um estudo observacional, transversal, analítico-descritivo e de abordagem quantitativa, segundo o modelo de Donabedian. A pesquisa foi realizada no município de Sobral, Ceará, com 248 usuários atendidos nos Centros de Saúde da Família de Sobral da zona urbana e 243 no Centro de Especialidades Odontológicas Regional de Sobral, totalizando 491 entrevistados, no período novembro de 2021 a fevereiro de 2022. Para seleção amostral, utilizamos a técnica da amostra não-probabilística (Conveniência) com a aplicação da agregação dos formulários: condições socioeconômicas e demográficas e o questionário de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde Bucal (QASSaB). Os dados foram aplicados no programa Epidata 3.1, com a validação de dupla digitação. O banco de dados foi exportado para o programa STATA 13.0, em que foram realizadas medidas de frequência e associação com nível de significância estatística de 95%. Quanto ao escore médio geral do QASSaB, numa escala que varia de 1 a 5, a média obtida foi 2,89 com desvio padrão de 0,04, sendo a média dos Centros de Saúde da Família de 2,93 e do Centro de Especialidades Odontológicas de 2,84, sem diferença significativa entre os dois locais. Os resultados das dimensões de qualidade mostram avaliações positivas para todas elas, apresentando um alto percentual de satisfação da população estudada com o serviço de saúde oferecido no CSF e CEO. Os resultados mostram que a maioria da população estudada se encontra satisfeita com as dimensões da qualidade, apresentando um alto percentual de satisfação com o serviço de saúde oferecido no CSF e CEO. Palavras-chave: Saúde bucal. Satisfação do paciente. Avaliação em Saúde.

Ano da defesa: 
2022
Linha de pesquisa: 
GESTÃO E AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA/ATENÇÃO BÁSICA
Autor: 
Diego Ramos Aguiar
Orientador: 
Prof.a Dra. Sharmênia de Araújo Soares Nuto
IES associada: 
Fiocruz Ceará