Desenvolvimento de uma metodologia de avaliação por competências do residente de medicina de família e comunidade, através da construção de um instrumento avaliativo e manual de orientação

Introdução: A residência médica (RM), apesar de ser o padrão ouro para a formação especializada do médico ainda apresenta muitas lacunas nas metodologias e processos avaliativos. Trazer o tema da formação médica durante a residência, focando nas questões avaliativas faz-se necessário, visando aprimorar a formação dos preceptores e qualificar a residência de Medicina de Família e Comunidade. O período da residência representa um marco e um amadurecimento profissional e pessoal importantíssimos. Cabe sempre reforçar que a formação durante a RM deve desenvolver atributos técnicos e atributos relacionais, como comportamentos e atitudes, destacando empatia, respeito, compromisso e capacidade de ouvir. Objetivos: Propor uma metodologia de avaliação formativa para os residentes dos Programas de Residência de Medicina de Família e Comunidade, através da construção de um instrumento de avaliação por competências e um manual de orientações. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa e desenvolvimento de um processo avaliativo. Através desta revisão foi estabelecida uma estrutura conceitual sobre avaliação, habilidades e competências, embasamento teórico essencial para construção do instrumento de avaliação por competências do residente de medicina de família e comunidade. Resultados: Nesta dissertação o processo é composto pela construção do instrumento de avaliação, pela construção do manual para o preceptor, considerando cada domínio e subitens, pela organização da metodologia de avaliação, que além da aplicação do instrumento pelo próprio residente e pelo preceptor, consiste em encontros de consenso, onde se estabelecem novas metas a serem atingidas até o próximo momento de avaliação. O instrumento foi construído com base na ampla revisão bibliográfica, considerando as competências a serem desenvolvidas e dominadas no período de formação deste médico, utilizando o Currículo Baseado em Evidências da SBMF, as EPAS, o CRAFT e o CSA canadense. Conclusão: No Brasil não se tem a cultura de vislumbrar nos sistemas avaliativos formas de crescimento profissional e busca-se, com este trabalho, utilizar o processo avaliativo como momento de formação e de aprendizado. A elaboração deste primeiro Instrumento de Avaliação por Competências do Residente de Medicina de Família e Comunidade e do Manual orientador, no Brasil, propõe-se a ser o início de uma nova forma de abordar a metodologia avaliativa dos residentes de medicina de família e comunidade.

Ano da defesa: 
2021
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Rafaela Aprato Menezes
Orientador: 
Profa. Dra. Maria Eugênia Bresolin Pinto; Profa. Dra. Carmen Vera Giacobbo Daudt.
IES associada: 
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre