Educação médica: análise do ensino do eixo saúde da família em um curso de graduação

Como em outras profissões, a formação médica é um dispositivo histórico, contínuo e dinâmico, que necessita se adequar às demandas de saúde do país, primordialmente no Sistema Único de Saúde, em virtude de seu caráter público e universal, constituindo-se importante empregador da força de trabalho de saúde pública e privada. A busca desse perfil profissional generalista suscitou a criação de políticas de incentivos na graduação, no caso, de medicina, no que possível com os demais integrantes das equipes multiprofissionais da Estratégia Saúde da Família, como modelo de atenção primária relativamente capilarizada pelos municípios. Defende-se a hipótese de que o ensino da saúde da família no currículo de medicina propicia a aquisição de competências e habilidades para se trabalhar ne rede de serviços ambulatoriais, cujo perfil institucional atende a maioria da população. Com o objetivo de provocar reflexão acerca do processo de mudança curricular, sob a égide das Diretrizes Curriculares Nacionais, esta pesquisa optou por proceder à análise documental de um conjunto constituinte do Projeto Pedagógico do Curso de medicina de uma universidade particular no Rio de Janeiro. O currículo analisado atende integralmente às DCN, e tanto o PPC quanto as ementas das disciplinas do eixo da SF as utilizam como norteadoras de suas re/construções demonstrativo-conceituais. Entre seus resultados analíticos, verificou-se uma dinamicidade curricular, ementas que contemplam, ora parcialmente, os preceitos previstos, em diferentes intensidades, questões peculiares a serem repensadas, corroborando o dialético papel desempenhado por atores sociais com suas necessidades expressas em normas, passíveis de serem paradoxais em suas operações.

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Marcelo Moraes Jorge
Orientador: 
Prof. Dr. Marcos Paulo Fonseca Corvino
IES associada: 
Universidade Federal Fluminense