Educação Permanente ou Intermitente? Explorando a realidade dos médicos da Atenção Primária de Campina Grande/PB

O trabalho em questao teve como objetivo analisar a implementacao da Politica Nacional de Educacao Permanente em Saude (PNEPS) na Atencao Primaria a Saude (APS) na cidade de Campina Grande, na Paraiba (PB). Para tanto, o estudo foi desenvolvido utilizando-se duas estrategias. A primeira foi realizada por meio de uma revisao na literatura atraves de pesquisas nas bases de dados SciELO, utilizando os seguintes Descritores em Ciencias da Saude (DeCS): Educacao permanente; Atencao Primaria a Saude; Telessaude. Para selecao dos artigos foram estabelecidos os seguintes criterios: artigos em portugues, ingles ou espanhol, com restricao a producao nacional, com titulo relacionado a PNEPS na APS, a partir de 2010 porque, no Brasil, a PNEPS foi iniciada em 2004 e revisada em 2009. A segunda estrategia de analise da politica se deu por meio da avaliacao de sua implementacao em Campina Grande/PB atraves de um questionario aplicado aos medicos da Estrategia de Saude da Familia (ESF). Como resultados obtidos, foram redigidos dois artigos que foram submetidos a Revista Pan-Americana de Saude da Organizacao Pan-Americana de Saude (OPAS). O primeiro seguiu as regras de um artigo de opiniao que concluiu que a PNEPS implementada seria capaz de produzir dialogo e cooperacao entre os profissionais, entre os servicos e entre a gestao, atencao, formacao e controle social, para que essas areas se potencializassem e ampliassem a capacidade de todos para enfrentar e resolver problemas com qualidade. Tambem contribuiria para a analise da equipe a respeito de suas proprias relacoes e de seu processo de trabalho, que e atravessado por instituicoes diversas. O segundo artigo mostrou que apenas 31% dos medicos de Campina Grande que trabalham na Estrategia de Saude da Familia (ESF) conheciam a PNEPS, e apenas um tinha lido realmente a portaria em questao, apesar de apresentar dificuldades para sua utilizacao como todos os outros. Semelhante ao cenario nacional, nao ha apoio da gestao local, o que pode corresponder a questoes micropoliticas, alem de questoes relacionadas a formacao destes profissionais que nao sao expostos ao cotidiano da APS de modo satisfatorio durante a graduacao, o que prejudica a pratica de uma atitude critico-reflexiva necessaria ao agir em saude.

Ano da defesa: 
2018
Linha de pesquisa: 
ATENÇÃO À SAÚDE, ACESSO E QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE
Autor: 
Paula Falcão Carvalho Porto de Freitas
Orientador: 
Profa. Dra. Jória Viana Guerreiro
IES associada: 
Universidade Federal da Paraíba