Elaboração e validação de uma matriz de competências em práticas integrativas e complementares em saúde para um programa de terceiro ano opcional de residência em Medicina de Família e Comunidade

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são um conjunto de práticas e saberes milenares. A visão holística que envolve as PICS é um fator que se aproxima das atividades e pensamentos que a Medicina de Família e Comunidade (MFC) ajuda a construir na Atenção Primária à Saúde. Este trabalho objetivou propor uma matriz de competências em PICS para um terceiro ano opcional de residência em MFC. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que utilizou a Técnica Delphi Modificada (TDM). Foi realizado levantamento bibliográfico e documental para se identificarem as competências relevantes para uma formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Tais competências foram então submetidas a um processo de validação pelos participantes da pesquisa, tendo por base uma matriz crítico-emancipatória, utilizando-se a TDM. A partir do produto validado, foi então construída uma proposta de matriz de competências em PICS para um terceiro ano opcional de residência em MFC. Acredita-se que uma matriz de competências em PICS fortaleça visões integradoras de saúde que, ao acolher saberes diversos, engendram simbioses potencializadoras da capacidade resolutiva do MFC; consigam demonstrar similaridades com características da formação em MFC; fortaleçam áreas apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de formação médica, preenchendo lacunas criadas por processos educativos segmentadores ainda hoje vivenciados; se aproximem de características presentes na Política Nacional de Educação Popular em Saúde; fortaleçam a APS, lugar estratégico para a inserção das PICS no SUS e potencializem o papel político do MFC ao problematizar o caráter colonizador da produção biomédica, que produziu, por várias décadas, uma formação médica mercadológica e reducionista da singularidade humana.

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Aarão Carajás Dias dos Santos
Orientador: 
Profa. Dra. Idê Gomes Dantas Gurgel
IES associada: 
Fiocruz Pernambuco