O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) vem sendo apontado como uma estratégia adotada para reforçar a articulação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e o serviço. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos profissionais de saúde em relação ao Estágio Curricular Supervisionado em Odontologia que ocorre em umaUnidade de Estratégia de Saúde da Família do município de Maceió - AL. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisadas segundo Análise de Conteúdo. A partir da análise, foram estabelecidas quatro categorias: “Ações desenvolvidas no ECS”, “Dificuldades no ECS na visão dos profissionais”, “Sugestões oferecidas pelos profissionais”, “Contribuições do ECS na visão dos profissionais”. Os resultados evidenciaram que o ECS em Odontologia necessita de uma análise e planejamento conjunto com os preceptores dos outros estágios e toda a equipe de profissionais de saúde para adequar a quantidade de estagiários que realizam ECS na unidade em questão, e que apesar de os profissionais de saúde enxergaremas contribuições dos estudantes para a ampliação das ações desenvolvidas, seja pelo engajamento ou pelas contribuições feitas por eles, entendem que a motivação do discente étida como fator primordial para o desenvolvimento das atividades e estreitamento do vínculo com os profissionais e a ESF, interferindo diretamente na aprendizagem e no desenvolvimento de reflexão crítica das questões práticas abordadas. Esta pesquisa tambémgerou como produto uma oficina com objetivo de compartilhar os resultados com os atores responsáveis e envolvidos no desenvolvimento do ECS em Odontologia na Unidade deESF estudada, como também aproximar as IES e a gestão da realidade dos serviços de saúde e definir estratégias, ações e pactuações a serem desenvolvidas pelos envolvidos no ECS, a fim de aprimorar a realização do mesmo. Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde; Estágio Curricular Supervisionado; Estratégia de Saúde da Família; Preceptoria; Odontologia.

Ano da defesa: 
2022
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
CLÁUDIA MARIA FREIRE ORESTES
Orientador: 
Profa. Dra. Josineide Francisco Sampaio
IES associada: 
Universidade Federal de Alagoas