Estilos de aprendizagem de estudantes de cursos de graduação em medicina de Mossoró - RN

Os estilos de aprendizagem referem-se a maneira preferencial na qual cada indivíduo recebe e processa uma informação transformando-a em conhecimento. Essa habilidade é passível de ser desenvolvida e abrange aspectos cognitivos, afetivos, físicos e ambientais. Ao aplicar esta questão ao ensino de medicina, a hipótese principal deste estudo foi de que o estilo de aprendizagem predominante nos estudantes de um curso de medicina que emprega metodologias ativas inovadoras difere do estilo de alunos de escolas com metodologias tradicionais. O objetivo deste estudo é analisar comparativamente o perfil de estilos de aprendizagem de estudantes do curso de medicina da Universidade Federal do Seminário (UFERSA) e do curso de medicina da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) nos campi de Mossoró-RN, assim como verificar associações entre esta variável primária com índices de rendimento escolar e variáveis sociodemográficas. Realizou-se estudo observacional e transversal de abordagem quantitativa, com autoadministração do Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb a 80 alunos da UERN e 60 da UFERSA cursando os dois primeiros anos da graduação. O registro do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), a média do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a renda familiar mensal (RFM) foram feitos através do autorrelato. A idade variou de 18 a 39 anos, com média e desvio-padrão de 23,2 (±4,4) anos, 54,3% do sexo feminino. O estilo de aprendizagem mais frequente foi o convergente (47,8%), seguido pelo assimilador (32,8%), o menos frequente foi divergente (5%). Não houve diferenças na distribuição dos tipos de estilo de aprendizagem entre os estudantes das duas escolas pesquisadas. Observou-se que o CRA, as notas do ENEM e a RFM não divergiram entre os grupos de alunos classificados em relação ao estilo de aprendizagem. As notas do Enem se associaram ao CRA (p=0,041) e à idade (p=0,001). Os achados do presente estudo não corroboram, portanto, a hipótese de que haveria associação entre rendimento acadêmico expresso pelo CRA e nota do Enem e estilos de aprendizagem na amostra. As preferências de estilo de aprendizagem são discordantes de resultados de pesquisas recentes. Contudo, há grande variabilidade na literatura que, não obstante, confirma o achado de que todos os estilos estiveram presentes em diferentes proporções. As hipóteses deste estudo não foram corroboradas pelos resultados, que revelaram que o estilo de aprendizagem não diferiu entre os alunos das duas escolas públicas de medicina de Mossoró que usam diferentes metodologias de ensino, assim como pela ausência de evidências de associações entre estilos de aprendizagem e índices de rendimento escolar e variáveis sociodemográficas. Espera-se que os resultados possam contribuir para o reconhecimento dos estilos de aprendizagem no contexto da educação médica fornecendo aos discentes, docentes e coordenadores informações que favoreçam o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem nesse momento desafiador de implantação de novas metodologias.

https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19066

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Ligiane Medeiros Diogenes
Orientador: 
Profa. Dra. Rilva Lopes de Sousa Muñoz
IES associada: 
Universidade Federal da Paraíba