A Estratégia Saúde da Família como cenário de aprendizagem: Análise de uma experiência de interação ensino-serviço na formação médica

A implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação em medicina, a partir de 2001, provocou mudanças iniciais na formação por causa da integração do ensino com o sistema de saúde e também da descentralização do cenário de aprendizagem hospitalar para a Atenção Básica. Sua atualização, em 2014, manteve o objetivo de proporcionar uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, favorecendo a interação com usuários e profissionais de saúde desde os anos iniciais da graduação. Sob essa perspectiva, propõe-se a utilização de novas metodologias de ensino e a ampliação dos cenários de aprendizagem que privilegiam a participação ativa do aluno na construção do conhecimento. Como as atividades ocorrem no contexto da prática, coloca-se o desafio de envolver permanentemente os profissionais da equipe no processo de formação. Este estudo de abordagem qualitativa, com implicação do pesquisador, tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes e docentes de uma universidade privada do interior paulista, dos profissionais de saúde e da gestão municipal a fim de identificar as contribuições que a interação ensino-serviço pode oferecer para a produção de um espaço de aprendizagem significativa na formação médica. Para a produção dos dados, foram realizadas Rodas de Conversa com os estudantes do primeiro, terceiro e quinto períodos do curso de medicina e entrevistas semiestruturadas com os profissionais de saúde, da gestão municipal e com docentes da universidade, além da elaboração do diário de pesquisa. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, que evidenciou três categorias de significado. A primeira, Cenário de aprendizagem: a prática na unidade de saúde, revelou que a inserção de estudantes em uma Unidade de Saúde da Família favoreceu o desenvolvimento da relação médico-paciente, vivenciar a rotina de trabalho do médico além de conhecer a especificidade e complementariedade das profissões, porém houve pouca oportunidade de praticar o que aprenderam na teoria, em sala de aula. Na segunda categoria, Cenário de aprendizagem: oportunidades e limitações da Visita Domiciliar, o domicílio mostrou-se como um cenário onde os estudantes puderam conhecer mais sobre a história de vida dos pacientes e não apenas ter o contato pontual em busca de doenças, desenvolver habilidades como comunicação e escuta, porém queixaram-se da repetição da frequência com que vão aos domicílios e a permanência com as mesmas famílias. Na última, (Des) encontros entre estudantes e profissionais de saúde, o contato frágil entre os sujeitos prejudicou a oportunidade de criação de vínculo e a aquisição de conhecimentos pela prática interprofissional. Este estudo mostrou que a Estratégia Saúde da Família pode contribuir como um espaço para a produção de uma aprendizagem significativa, sendo necessário recompor as relações entre os sujeitos envolvidos, além de um espaço permanente de discussão a respeito desse novo papel dos serviços de saúde na formação profissional.

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Vanessa Fassina
Orientador: 
Profa. Dra. Rosilda Mendes
IES associada: 
Universidade Federal de São Paulo