Formação do médico de família e comunidade no contexto da pandemia COVID-19

Introdução. Os anos de 2020 e 2021 ficarão marcados historicamente pela grande pandemia da COVID-19. O coronavírus foi e ainda é responsável por números exorbitantes de contaminação e mortes em todo mundo. Grandes esforços como isolamento social e quarentena foram instituídos como forma de controle da doença, o que gerou diversas transformações nos ambientes social, econômico, educacional e comportamental da população mundial. A formação médica dentro dos programas de residência, tiveram sua rotina de aprendizado modificada devido a grande necessidade de concentração de esforços para contenção da doença. A partir desse contexto, e considerando a realidade do Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade do Município de São Bernardo do Campo do (PRM MFC SBC), foi visto como relevante um estudo das impressões dos residentes sobre sua formação como Médicos de Família e Comunidade em seus cenários de prática. Objetivos. Geral: Analisar as percepções dos residentes do segundo ano do PRM MFC SBC acerca de seu cotidiano e formação profissional durante a pandemia da COVID-19. Método. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório realizado por meio de entrevistas com residentes do segundo ano do programa de residência, a partir de roteiro semi estruturado, focado na vivência profissional no contexto da pandemia A análise das entrevistas se deu pela técnica de análise de conteúdo e permitiu a avaliação das informações obtidas através da interpretação objetiva e subjetiva das narrativas, em articulação com referências bibliográficas e observações da pesquisadora. Conclusões: Foram percebidos como interferentes na formação como médicos de família no contexto da pandemia: a pandemia COVID-19, a preceptoria do programa de residência, o processo de trabalho nos cenários de prática e as relações interpessoais construídas durante a formação.

Ano da defesa: 
2022
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Juliana Fernanda Romualdo
Orientador: 
Prof. Dr. Fernando Sfair Kinker
IES associada: 
Universidade Federal de São Paulo