A formação do preceptor médico em Medicina de Família e Comunidade: Uma proposta de diálogo com a Andragogia

Em meio à reorganização do Sistema Único de Saúde e às políticas de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), como o Programa Mais Médicos, o Brasil se encontra em amplo processo de fortalecimento das residências médicas nas áreas básicas, com forte estímulo e investimento na formação em Medicina de Família e Comunidade (MFC) e, consequentemente, na formação de médicos preceptores para atuarem na formação de residentes nesta especialidade. Entretanto, a falta de um currículo estruturado para nortear e qualificar a formação do médico preceptor nesta atividade pode impactar diretamente na qualidade da formação do residente. Esta vulnerabilidade gerou a necessidade do desenvolvimento deste estudo e o desejo de contribuir com proposituras significativas a este escopo. Inicialmente, foram resgatadas as principais perspectivas e conceitos que guardam familiaridade com o ensino de adultos em diálogo com a andragogia, e a formação profissional orientada às necessidades do SUS. Em seguida, foram analisados três planos de curso de formação de preceptores médicos selecionados no Brasil, e por último, foi construída uma matriz de macrodiretrizes para a formação do médico preceptor, dialogando com a andragogia. Com uma proposta de formação orientada às necessidades da APS e MFC, deseja-se estimular mudanças nos processos de ensino-aprendizagem dos preceptores com o objetivo último de qualificar sua prática.

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Paula Zeni Miessa Lawall
Orientador: 
Profa. Dra. Adelyne Maria Mendes Pereira
IES associada: 
Fiocruz Brasília