A GENTE É MEIO DOUTRINADO: A EXPERIÊNCIA COM A SÉRIE UNIDADE BÁSICA PARA MUDAR A EDUCAÇÃO MÉDICA

Historicamente, a formação médica no Brasil tem falhado em preparar profissionais generalistas que satisfaçam as demandas e necessidades da população. Por esse motivo, foram publicadas as diretrizes curriculares nacionais, que orientam como deve ser o perfil do egresso do curso de medicina. No entanto, ainda se veem problemas na organização dos projetos pedagógicos das instituições de ensino e não se dá a devida atenção ao papel do preceptor nos momentos finais e decisivos da graduação. Um dos autores deste artigo atua na preceptoria e utiliza a série televisiva Unidade Básica em discussões com estudantes de medicina, considerando que esta série rompe com o paradigma atual de representação da saúde na mídia. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar as percepções de estudantes de medicina sobre a série Unidade Básica, em contraste com as séries médicas tradicionais, analisando sua possibilidade de utilização para uma renovação na educação médica. Realizouse uma pesquisa qualitativa e exploratória por meio de grupos focais, com posterior transcrição e análise segundo a hermenêutica ricoeuriana. Três grupos focais foram conduzidos, com duração média de 69 minutos e contando com a presença total de dezesseis estudantes, dos quais quinze passavam pelo internato em Medicina de Família e Comunidade. Evidenciou-se que Unidade Básica traz um retrato mais próximo de parte do Brasil, com a possibilidade de reconhecer aspectos exibidos em tela nas vivências reais do estágio na Atenção Básica. As falas trouxeram a percepção de que a discussão a partir da série facilita fixação de conteúdos e os torna mais leves e palpáveis, favorecendo os processos de aprendizagem. Notou-se um entendimento de que a graduação em medicina promove certa “doutrinação” ao sustentar o foco único do ensino nas questões biológicas e nas tecnologias duras, em detrimento das faces social e política da profissão médica. Neste cenário, a utilização da série Unidade Básica se apresenta como potencial ferramenta de mudança da educação médica, com repercussões positivas tanto no contexto específico da aprendizagem individual, quanto naquele mais amplo, de propiciar reflexão sobre o papel do docente e a realidade do ensino na saúde. Palavras-chave: Educação Médica. Preceptoria. Atenção Primária à Saúde. Mídia Audiovisual.

Ano da defesa: 
2022
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
DOUGLAS THAYNÃ VIEIRA DE SOUZA
Orientador: 
Profa. Dra. Sabrina Stefanello
IES associada: 
Universidade Federal do Paraná