Grupo educativo junto a pessoas com diabetes: desafios para ampliar o autocuidado e a escuta da equipe da atenção básica

A Diabetes Mellitus configura-se hoje como um grande desafio para os sistemas de saúde no mundo, devido à sua alta prevalência e gravidade de suas complicações, e a educação em saúde tem sido recomendada, por diversas organizações internacionais e nacionais, como um dos pilares para a melhora do autocuidado da pessoa com diabetes. Embasando-se no referencial teórico do empoderamento, grupo educativo e educação em saúde, elaborou-se um estudo-intervenção para discutir e refletir sobre repercussões de um grupo educativo para o cuidado de pessoas com diabetes. Objetivo: implementar e analisar processo educativo com pessoas com diabetes acompanhadas em uma unidade básica de saúde. Percurso do estudo: estudo-intervenção com delineamento qualitativo no qual foi planejado e construído um grupo educativo com a participação de 11 pessoas com diabetes, coordenado e facilitado pelo pesquisador que exercia papel de ator ativo, com apoio de outros profissionais da UBS. O grupo educativo foi desenvolvido em 12 encontros, utilizando-se de dinâmicas planejadas, e finalizados com uma roda de conversa para discussão sobre os assuntos levantados pelos participantes. Nesse processo foram identificadas quatro categorias analíticas: (a) os sentidos da alimentação na vida das pessoas com diabetes, no qual foi possível avaliar a íntima relação do ato de comer com a vida da pessoa; (b) o significado da insulina para as pessoas com diabetes, no qual avaliamos os distintos significados do uso da medicação inclusive aqueles que transcendem a simples necessidade metabólica da mesma; (c) a carga negativa da diabetes e suas repercussões no modo de andar a vida no qual avaliamos como a doença impacta negativamente na vida das pessoas; (d) o (des)conhecimento sobre a diabetes e os desafios para o autocuidado, no qual avaliamos como as pessoas incorporam e desenvolvem seus próprios conhecimentos sobre a doença influenciando seu autocuidado; (e) repercussões do grupo sobre as percepções das pessoas com diabetes, no qual avaliamos como as influências do processo educativo na vida dessas pessoas. Considerações finais: as discussões e reflexões nas rodas de conversa do grupo educativo possibilitaram a ressignificação da doença na vida das pessoas com diabetes e contribuíram para a criação de um espaço de escuta das dúvidas e angústias dos participantes. Espera-se que a discussão apresentada, a construção desse grupo e suas IX repercussões nas pessoas com diabetes possa contribuir para que outros profissionais reflitam sobre suas práticas em saúde. Palavras-chave: educação em saúde, Diabetes Mellitus, autocuidado, empoderamento, Atenção Primária à Saúde

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
GESTÃO E AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA/ATENÇÃO BÁSICA
Autor: 
Irvin Jo Takayanagi
Orientador: 
Profa. Dra. Sandra Maria Spedo
IES associada: 
Universidade Federal de São Paulo