Incidentes de segurança do paciente na atenção primária à saúde de Manaus-AM

Segurança do paciente é definida como a redução, a um nível mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde, área que inicialmente estava ligada à monitoração da assistência hospitalar. Na atualidade, há o interesse em se investigar os incidentes de segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde (APS), cuja assistência é considerada, de forma equivocada, como muito segura. Dentre os riscos mais comuns à segurança do paciente na APS, destacam-se a incerteza diagnóstica e falhas relacionadas à maior autonomia do paciente, como uso irregular de medicamentos. Estudos internacionais indicam uma ocorrência de 2 - 3% de incidentes de segurança do paciente a cada 100 consultas, com baixa de gravidade. No Brasil, os dados são escassos, mas apontam para uma frequência similar. Este trabalho procurou identificar os incidentes de segurança do paciente na APS da cidade de Manaus-AM, através da análise das notificações de incidentes informadas por médicos em nove Unidades Básicas de Saúde, durante três meses do ano de 2018. Foram coletadas 105 notificações em um total de 34.087 atendimentos realizados no período do estudo, perfazendo um percentual de 0,3% de incidentes. A taxa de incidência foi de 3% de incidentes de segurança por 1.000 atendimentos por trimestre. Em 82% dos incidentes houve envolvimento do usuário e o percentual de dano encontrado foi de 37% (39 notificações), sendo que 33% foram classificados como incidentes com dano mínimo. Além da baixa gravidade, os incidentes caracterizaram-se por possuir altas taxas de frequência e de recorrência (62% e 87%, respectivamente). Erros administrativos foram detectadas em 51,4% dos incidentes, relacionadas principalmente a manejo de prontuários, seguidos de 23% de erros associados ao tratamento. O índice de 22% de incidentes envolvendo pacientes em sua causa aponta para a necessidade de ações de educação em saúde destinada aos usuários. É importante definir estratégias para mitigação dos incidentes de segurança do paciente específicas para a APS, tais como estabelecimento de acolhimento e ambiência adequadas, implantação do prontuário eletrônico do paciente (PEP), incentivo ao autocuidado apoiado e à participação em redes sociais de apoio, e implantação de conciliação medicamentosa. O estímulo à cultura de segurança na APS e a definição de eventos graves notificáveis (never events) próprios deste cenário são metas igualmente importantes.

http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1865

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
GESTÃO E AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA/ATENÇÃO BÁSICA
Autor: 
Tatiane Lima Aguiar
Orientador: 
Prof. Dr. João Marcos Bemfica Barbosa Ferreira
IES associada: 
Universidade Estadual do Amazonas