INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO ÂMBITO RURAL

A integração ensino serviço tem sido um desafio para os cursos de medicina, com as últimas diretrizes curriculares nacionais de 2014 e a reformulação nos currículos dos cursos de medicina os acadêmicos devem se integrar desde o início do curso prioritariamente nas unidades de saúde de atenção primária no sistema único de saúde (SUS). No âmbito rural, esses desafios se tornam ainda maiores, em razão de uma série de características singulares que as unidades de saúde rurais têm, como: distância das cidades, estruturas físicas inadequadas, falta de insumos, dificuldades de acesso a profissionais etc. Este trabalho é um recorte da pesquisa “Integração Ensino Serviço na Implantação de Cursos de Medicina no Paraná” e abordou as características e particularidades da integração ensino serviço no âmbito rural na estratégia de saúde da família (ESF) Interior Oeste em Toledo no Paraná, por meio de quinze entrevistas semiestruturadas, sendo que foram entrevistados três trabalhadores, seis estudantes de medicina e seis usuários do serviço da ESF atendidos por estes estudantes sob a supervisão de um preceptor selecionado pela Universidade, tratando-se de um estudo qualitativo descritivo. Os dados foram analisados através da hermenêutica, neles predominaram pontos positivos, tanto nos relatos dos alunos, como profissionais de saúde e usuários do serviço. Os estudantes de medicina demonstravam receio de fazer o estágio rural, percepção que mudou após as dez semanas de estágio. Constatou-se também que o estágio aconteceu de forma não institucionalizada e sim porque o preceptor selecionado estava lotado no serviço de saúde rural. Palavras-Chave: Integração. Ensino-serviço. Estágio Rural. Saúde.

Ano da defesa: 
2022
Linha de pesquisa: 
ATENÇÃO INTEGRAL AOS CICLOS DE VIDA E GRUPOS VULNERÁVEIS
Autor: 
ALVINO CAMILO DA SILVA
Orientador: 
Prof. Dr. Deivisson Vianna Dantas dos Santos
IES associada: 
Universidade Federal do Paraná