Integração ensino-serviço na implantação de cursos de medicina do Paraná

O presente estudo analisou aspectos da integração ensino-serviço na Atenção Primária a Saúde (APS) entre o curso de medicina da Universidade Federal do Paraná – Campus Toledo e a rede de saúde municipal de Toledo, Paraná. Realizou-se 12 entrevistas semiestruturadas com participantes oriundos da gestão municipal, gestão do curso de medicina de Toledo, estudantes de medicina, professores que tem aulas práticas na atenção primária e profissionais de saúde da atenção primária que recebem alunos. A hermenêutica foi utilizada para analisar os dados, observou-se que o curso foi baseado nas últimas Diretrizes Curriculares Nacionais, com predominância da APS como campo de estágio desde os primeiros períodos do curso. Apesar das dificuldades elencadas pelos participantes da pesquisa, tais como: estrutura física inadequada das Unidades Básicas de Saúde, comunicação parcial entre a rede municipal de saúde e a universidade e a falta de um Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) pactuado, não impediu a implantação e o desenvolvimento do curso na cidade. De forma geral, sobressaíram-se os relatos dos aspectos positivos da presença do curso de medicina na APS, como: a vivência do aluno em um ambiente mais próximo da realidade de saúde da população, melhora da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde com ampliação do acesso e maior resolutividade. Sugestões também surgiram das entrevistas como: capacitar a equipe de saúde, planejar a infraestrutura física e o processo de trabalho das unidades de saúde com a participação da universidade, conhecer melhor as demandas do serviço das unidades, estabelecer um fluxo e um profissional de referência entre o curso de medicina e a secretaria municipal de saúde, maior integração no curso de medicina entre as disciplinas durante o semestre, pactuar o COAPES e ter um plano de integração ensino-serviço entre a universidade e o município. Os apontamentos dos entrevistados visam contribuir para melhorias no processo de integração do ensino-serviço na rede de saúde do Município de Toledo e consequentemente o aprimoramento da assistência à saúde da comunidade.

Ano da defesa: 
2021
Linha de pesquisa: 
ATENÇÃO INTEGRAL AOS CICLOS DE VIDA E GRUPOS VULNERÁVEIS
Autor: 
Fabio Oliveira de Freitas
Orientador: 
Prof. Dr. Deivisson Vianna Dantas dos Santos, Prof. Dr. Adriano Massuda
IES associada: 
Universidade Federal do Paraná