Longitudinalidade na residência de medicina de família e comunidade: como conciliar formação e cuidado?

A Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada imprescindível para a efetividade de um sistema de saúde, para isso o entendimento de seus atributos é essencial. A longitudinalidade é um deles e é fundamental que o médico de família e comunidade (MFC) a desenvolva e a compreenda. Na residência médica de MFC a troca de residentes surge como um desafio para a sua continuidade perante os pacientes. Para compreensão da percepção da longitudinalidade em ambientes de residência de MFC, o objetivo desta dissertação é entender como preceptores e residentes de um programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade compreendem o conceito da longitudinalidade e quais estratégias usam em seu dia a dia para sua manutenção. Para isso foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, com a realização de grupos focais entre os preceptores e os residentes deste programa. Para tratamento dos dados foi realizada categorização das falas e análise de conteúdo. Com a análise foi observado que o conceito de longitudinalidade para os participantes é muito semelhante ao proposto por Starfield. Mas é a vivência na APS que faz com este conceito na prática seja sentido de diferentes maneiras. A maioria dos participantes também relata que é o atributo que mais lhe encanta e que lhe fez escolher a especialidade. Entre os principais achados para a manutenção da longitudinalidade, foi levantado o papel do preceptor mantendo a longitudinalidade na área apesar da troca dos residentes. Discutiram a importância da equipe para manutenção da longitudinalidade e também que o prontuário é uma das principais formas para se manter o cuidado do paciente. A passagem de casos entre novos e antigos residentes. E que apesar de quebras no cuidado, de um modo geral os participantes percebem que a continuidade pode ser mantida mesmo com a troca dos residentes.

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Tayciele Schenkel Quintana Bizinelli
Orientador: 
Profa. Dra. Sabrina Stefanello
IES associada: 
Universidade Federal do Paraná