PERCURSO DA INTERPROFISSIONALIDADE DA TEORIA À PRÁTICA EM UMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA BAHIA

A atenção integral aos indivíduos é alcançada quando o trabalho em equipe multiprofissional é traduzido por ações compartilhadas, com foco na interdisciplinaridade e interprofissionalidade. As Residências Multiprofissionais em Saúde buscam o desenvolvimento de competências na perspectiva da educação interprofissional no processo de trabalho colaborativo realizado no serviço. Objetivou-se analisar o percurso da interprofissionalidade desde a educação até a prática em um programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de uma universidade do Sul da Bahia, desde a proposta pedagógica do curso até os saberes e práticas interprofissionais aplicados pelos residentes no serviço à partir da visão de residentes e preceptores. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que usa as técnicas de análise documental e entrevista semiestruturada com preceptores e residentes do segundo ano da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, em dois municípios do Sul da Bahia. Os dados obtidos foram analisados com a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados emergiram em 3 temas principais com suas respectivas categorias e subcategorias: “Diálogo do Projeto Político pedagógico do PRMSF com a interprofissionalidade”; “Percepções dos residentes ao encontro da interprofissionalidade na prática da ESF”; e “Percepções dos preceptores sobre o percurso da interprofissionalidade no Programa, da teoria à prática”, que permitiram ampliar as discussões sobre a temática nos espaços de formação e atuação profissional. Conclui-se que a formação interprofissional apresenta fundamentações teóricas e sua materialização é verificada na prática profissional dos residentes, resultando em melhoria na assistência à saúde prestada e aprendizado entre os profissionais. No entanto, fatores dificultadores são apontados, a exemplo do despreparo dos preceptores para exercerem esse papel. Entende-se que o ensino, o serviço e a gestão necessitam compartilhar responsabilidades para o alcance de novas realidades em saúde, a partir da promoção de espaços de discussão e diálogo entre esses atores. Palavras-chave: Atenção Primária em Saúde; Interprofissionalidade; Educação interprofissional; Práticas interprofissionais.

Ano da defesa: 
2022
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Dândara Silva Oliveira
Orientador: 
Profa. Dra. Rocio Elizabeth Chavez Alvarez
IES associada: 
Universidade Federal do Sul da Bahia