Pesquisa de satisfação dos médicos de família do Brasil com uso de prontuários eletrônicos

A informatização do atendimento médico tem a premissa de melhorar a efetividade da consulta clínica, trazer mais segurança para o paciente, reduzir erros humanos, reduzir a perda de informações, aprimorar a gestão do sistema de saúde tanto do ponto de vista populacional como individual e facilitar o processo de trabalho do profissional de saúde. No entanto diversas dificuldades são encontradas especialmente na usabilidade dos sistemas pelos profissionais, muitos sistemas tornam-se entraves e fatores de estresse no trabalho. Quando não há usabilidade intuitiva o prontuário dificulta a consulta, reduz a qualidade da interação médico paciente e piora a comunicação pois o médico muda o enfoque do paciente para o preenchimento da ferramenta eletrônica. No Brasil, ainda se sabe muito pouco sobre a percepção dos médicos de família com o uso de prontuários eletrônicos, sendo necessária para identificar pontos de melhoria nos sistemas disponíveis. O objetivo da presente pesquisa é identificar o nível de satisfação dos Médicos de Família com o uso de Prontuários Eletrônicos na Atenção Primária em Saúde. Trata-se de uma pesquisa observacional transversal, com aplicação de questionário para avaliação de grau de satisfação dos usuários de prontuários eletrônicos na Atenção Primária. Para análise dos dados foi utilizada a metodologia de Mineração de Dados com as ferramentas específicas. O alto nível de satisfação estava relacionado a capacidade do prontuário prevenir erros, prescrição rápida e fácil, ajudar a atender mais pacientes e facilitar a discussão de casos e realizar tarefas. Já a insatisfação estava relacionada a um suporte técnico ruim, falta de ferramentas de suporte a decisão clínica, ser um impecílio na relação médico paciente e alertas ruins. Apesar do nível de satisfação geral ser baixo (45,4%), os médicos demonstraram gostar de usar o prontuário eletrônico (48%). Este estudo de satisfação, é uma oportunidade para os envolvidos em desenvolvimento de prontuários eletrônicos e médicos refletirem sobre as demandas mais urgentes no aprimoramento desses sistemas. Estudos como este deveriam ser repetidos regularmente para avaliarmos a evolução da satisfação dos usuários com o tempo e para planejamento de ações futuras.

Ano da defesa: 
2021
Linha de pesquisa: 
ATENÇÃO INTEGRAL AOS CICLOS DE VIDA E GRUPOS VULNERÁVEIS
Autor: 
Cíntia de Paula Baulé
Orientador: 
Prof. Dr. Herberto José Chong Neto, Profa. Dra. Solena Ziemer Kusma
IES associada: 
Universidade Federal do Paraná