Presença dos atributos Integralidade da atenção e Orientação familiar no exercício da preceptoria do Internato em Saúde Coletiva do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, RS

Trata-se de uma investigação qualitativa descritiva exploratória com componente quantitativo, que buscou conhecer a presença dos atributos da Atenção Primária em Saúde (APS) Integralidade da atenção e Orientação familiar na preceptoria médica do Internato em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa foi desenvolvida com 14 médicos preceptores, sendo a coleta de dados realizada através de entrevista em profundidade e aplicação do instrumento PCATool Brasil versão profissionais, no período de fevereiro e março de 2018. Os encontros ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em dia e hora definidos pelo participante. Os dados qualitativos foram organizados com auxílio do software WEBQDA®, trabalhados sob a técnica de análise de conteúdo e embasados nos pressupostos da APS de Starfield permeados pela Teoria do Interacionismo Simbólico. Os dados quantitativos foram digitados no banco de dados Epidata e para sua análise foi utilizado o software Stata12.0. A maior parte dos participantes atuava em UBS com Estratégia de Saúde da Família (ESF), era do sexo feminino, possuía pós-graduação e o vínculo com a rede assistencial predominante era através do Programa Federal Mais Médicos para o Brasil. Da análise do PCATool, demonstrouse que a maioria dos serviços possuía orientação em APS, segundo as respostas do preceptores. Das entrevistas, emergiram as seguintes categorias: integralidade da atenção, preceptor e preceptoria; orientação familiar, preceptor e preceptoria. Demonstrou-se que a Integralidade da atenção e a Orientação familiar são conceitos presentes aos preceptores, que buscam integrá-los à preceptoria, estimulando os estudantes quanto à aplicabilidade destes atributos na rotina docente na APS. Entretanto, um maior exercício destes atributos na prática médica poderia contribuir para uma vivência pedagógica mais significativa aos alunos, já que o preceptor serve como modelo e a concretização do aprendizado está relacionada ao valor simbólico atribuído às experiências vivenciadas.

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Fabiane Budel
Orientador: 
Profa. Dra. Denise Silva da Silveira, Profa. Dra. Eda Schwartz
IES associada: 
Universidade Federal de Pelotas