Programa interinstitucional de interação ensino serviço comunidade: desafios da avaliação na perspectiva de alunos preceptores

Por meio do uso de novas metodologias ativas no ensino médico, o papel dos envolvidos assume formas diferentes. Um exemplo é o fato de o aluno assumir um papel central no seu processo de aprendizagem, tendo em vista que o preceptor deixa de ser o único detentor do conhecimento para tornar-se facilitador. Com essa abordagem, a avaliação formativa subsidia as informações necessárias para que o aluno ajuste seu conhecimento aos objetivos educacionais desejados. Outra mudança é a inserção do estudante na comunidade, desde o inicio da vida acadêmica, visando à formação de novos médicos com olhar mais humanizado e uma formação voltada à estratégia de “atenção primária de saúde”. Com esse intuito, o curso de Medicina da Uniderp desenvolveu o Programa Interinstitucional de Interação Ensino-Serviço-Comunidade (Pinesc). O objetivo desse estudo é proceder à caracterização da avaliação formativa no módulo Pinesc na perspectiva de alunos e preceptores. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, seccional, descritiva, com base em dados primários, abrangendo 24 unidades de saúde da família no município de Campo Grande/MS. Os participantes foram os 37 preceptores do Pinesc e os 319 alunos do primeiro ao sétimo semestres do curso de Medicina. A coleta dos dados deu-se por meio de um questionário respondido pelos alunos e preceptores, com a caracterização e questões específicas sobre a avaliação formativa. O resultado revela que todos os participantes do estudo conhecem e sabem da importância dos objetivos educacionais e da avaliação formativa. Os alunos entendem a relevância da avaliação formativa para a sua formação e reconhecem que, com um feedback adequado, podem corrigir as falhas ao longo do percurso. As escalas de conceitos e notas usados na avaliação do desempenho foram bem avaliados tanto por preceptores quanto por alunos, mas falhas no processo de execução da avaliação formativa e do feedback foram identificadas. A sugestão é utilizar a capacitação constante dos preceptores para debates e reflexão da prática avaliativa, para assim consolidá-la e reforçar a importância da avaliação formativa na formação médica.

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Lilian Bianca Miller Martelo
Orientador: 
Profa. Dra. Sonia Maria Oliveira de Andrade
IES associada: 
Fiocruz Mato Grosso Sul