Projeto jovem doutor em uma Universidade Anisiana: uma proposta de extensão para integração ensino-serviço-comunidade

A educação é uma ferramenta singular no que concerne ao ato de transmitir saberes e modificar práticas, proporcionando à população um conhecimento embasado em informações científicas. Nesse âmbito, enfatiza-se que para a aprendizagem ser efetiva, faz-se necessário que a experiência do processo de comunicação seja bidirecional, isto é, que o cenário biopsicossocial seja considerado e que as vivências individuais sejam respeitadas afim de garantir que o conhecimento seja assimilado. Partindo desse pressuposto, o Projeto Jovem Doutor torna os indivíduos protagonistas no processo de construção do aprendizado, compartilhando informações referentes à promoção de saúde e prevenção de doenças. No que concerne à pandemia do SARS-Cov-2, o ineditismo da patologia associado às tecnologias digitais, acarretaram na disseminação de informações que não possuíam comprovação cientifica, as fake news; as quais atrapalharam as medidas de enfretamento à transmissão do novo coronavírus. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo geral organizar e capacitar as Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA) para implantar o Projeto Jovem Doutor na Universidade Federal do Sul da Bahia. Os resultados obtidos foram organizados em quatro capítulos: “Programa Jovem Doutor: relatos de experiência”; “A participação das redes sociais no combate a pandemia do Covid-19”; “Equipes de aprendizagem ativa na educação em saúde: ensino-serviço-comunidade na prevenção da contaminação por Covid-19”; “Projeto Jovem Doutor como ferramenta de educação em saúde no enfrentamento à pandemia do Covid-19: um relato de experiência”. Nessa perspectiva, foi possível abordar temas importantes para o enfrentamento à pandemia do SARS-Cov-2 e todos os 28 atores envolvidos no processo formativo relataram satisfação em poder discutir e sanar dúvidas sobre essa temática. Considera-se, portanto, que o debate entre distintos níveis educacionais, embasados em conteúdos interativos e com comprovação científica, foram cruciais para que as informações fossem assimiladas e compreendidas e que novos multiplicadores em saúde fossem formados, aptos para a implantação do Programa Jovem Doutor, possibilitando que informações verídicas fossem compartilhadas na comunidade.

Ano da defesa: 
2021
Linha de pesquisa: 
INFORMAÇÃO E SAÚDE
Autor: 
Rodrigo Silva Santos
Orientador: 
Profa. Dra. Jane Mary de Medeiros Guimarães
IES associada: 
Universidade Federal do Sul da Bahia
Arquivo: