Como tornar a educação médica on-line mais confiável? uma proposta de consenso ético para produção de conteúdo

O médico, independente da especialidade que exerce, já atentou-se ao poder das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) durante sua prática diária, seja na assistência ou na busca por apoio, visando melhorar a assistência à saúde, o que convencionou-se denominar enquanto telemedicina ou telessaúde. Nesse contexto de discussões acerca da Educação Médica que emprega recursos da Educação a Distância baseada na web, insurge o debate ético, acompanhado de questionamentos sobre a confiabilidade de conteúdos distribuídos através de videoaulas, podcasts e formações on-line livres, cujos patrocinadores muitas vezes não declaram-se de forma transparente, para que assim os médicos possam ter mais subsídios para decidir pela sua utilização. Com a leitura de artigos selecionados nas bases de dados e normas emitidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselhos Regionais de Medicina, atesta-se a escassez de apontamentos acerca das relações entre Ética Médica e a Educação a Distância. Esta realidade ressalta a relevância desta pesquisa em cenário de aceleradas mudanças e inovações. Com o intuito de contribuir ao debate da Educação Médica on-line, esta dissertação objetiva construir e validar proposta de Consenso Ético para Produção de Conteúdo. Trata-se de estudo de desenvolvimento metodológico acerca da produção de conteúdo para educação médica continuada, ministrado com ferramentas online, contando com duas fases: uma primeira composta pela busca e análise dos documentos publicados nos últimos 10 anos; e uma segunda na qual houve busca e análise das normas publicadas pelo CFM. Com base na leitura crítica destes documentos foi redigida proposta de consenso ético para produção de conteúdo médico com base em quatro pilares: (1) responsabilização e padrão de qualidade; (2) declaração de patrocinador; (3) declaração de conflitos de interesses; (4) garantia do acesso exclusivo para o público médico. Procedeu-se, em seguida, à fase de validação mediante consenso por especialistas através da aplicação da Técnica Delphi. O texto proposto foi produzido após realização de estudo de desenvolvimento metodológico, contando com de base informações pré-existentes, como artigos e resoluções. A fase de validação do estudo contou com 18 juízes e resultou em 91,83% de concordância total com o texto apresentado na primeira rodada de busca de concordância. O alto rigor ético e cientifico na produção e difusão de treinamentos on-line voltados para Educação Médica constitui forma de garantir a aplicação de condutas respaldadas em evidências científicas, considerando que médicos-assistentes, após utilização de conteúdos disponibilizados on-line (tendência cada vez mais comum), poderão neles pautar condutas e decisões no atendimento de seus pacientes. A proposta de consenso ético indicando padrões na produção de conteúdo para Educação Médica continuada e permanente, empregando EaD online, busca preencher lacuna configurada pela escassez de modelos confiáveis capazes de assegurar evidências científicas para sua construção.

Ano da defesa: 
2019
Linha de pesquisa: 
EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO, COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIAS
Autor: 
Daniel Victor Coriolano Serafim
Orientador: 
Profa. Dra. Sharmênia de Araújo Soares Nuto
IES associada: 
Fiocruz Ceará