Sobre o programa

O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma proposta de curso em rede nacional, apresentado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e instituições de ensino e pesquisa que atuam no país. Este Curso tem a finalidade de formar profissionais de saúde que atuam no Saúde da Família/Atenção Básica nos diversos municípios brasileiros. Pretende ainda fomentar a produção de novos conhecimentos e inovações na atenção básica no país, considerando as diversidades regionais e locais, integrando parcerias entre Instituições acadêmicas e gestores da saúde pública. Espera-se com isso, contribuir para iniciativas defensoras do Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando os valores constitucionais de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social, favorecendo a superação de obstáculos estruturais, para consolidação da Estratégia de Saúde da Família como política pública efetiva. Com a nova Política Nacional de Atenção Básica (2011) reafirma-se o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família como prioridade na Atenção Básica, assim como da Gestão Municipal, Regional e Estadual, da participação da sociedade e o controle social.

O Mestrado profissional em Saúde da Família terá duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, com carga horária total de 960 horas. Serão 42 créditos distribuídos entre 32 créditos para as disciplinas obrigatórias (480 horas) e 10 créditos para disciplinas eletivas (150 horas) e 22 créditos para dissertação (330 horas).

O PROFSAÚDE ocorrerá na modalidade semipresencial; do total de 960 horas, 832 horas serão desenvolvidas em trabalho online e 128 horas em trabalho desenvolvido em encontro físico-presencial entre os participantes de cada uma das universidades, sendo, portanto, muito maior a carga horária online do que a presencial. São previstos oito encontros físico-presenciais; no primeiro e segundo semestres ocorrerão três destes encontros em cada um e no terceiro e quarto semestres apenas um em cada um. 

As atividades EaD serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - Open Source Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning – Objeto Modular Orientado ao Ensino a Distância), por ser um software livre de ambiente colaborativo de aprendizagem, possibilitando ações educativas compartilhadas através da utilização de tecnologia, onde todos sujeitos envolvidos podem atuar simultaneamente. É um software possível de ser utilizado em qualquer sistema operacional, além de ter positivamente as características da adaptabilidade e Usabilidade.

Objetivos

  • Formar profissionais de saúde para exercerem atividades de docência, preceptoria e gestão; Formar profissionais de saúde para exercerem atividades de investigação e de ensino nas unidades de saúde; Fortalecer as atividades de produção do conhecimento e ensino na Saúde da Família nas diversas regionais do país; Qualificar o profissional do Programa Mais Médicos para o trabalho no Saúde da Família/AB; Articular elementos da educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da ESF;
  • Estabelecer uma relação integradora entre o serviço de saúde, os trabalhadores e os usuários;

Coordenação

Pró-reitor: Luiz Augusto Facchini – ABRASCO

Coordenador Acadêmico Nacional: Cristina Guilam – FIOCRUZ

Coordenador executivo – Carla Pacheco Teixeira - Fiocruz

Conselho Gestor

  1. Representante da ABRASCO, designado por seu Conselho Diretor- Luiz Facchini
  2. Coordenador Acadêmico Nacional; - Cristina Guilam
  3. Representante da FIOCRUZ – Nisia Trindade
  4. Representante do Ministério da Educação (MEC); aguardando
  5. Representante do Ministério da Saúde (MS); Claudia Brandão Gonçalves
  6. Representante da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM); Marcia Sakai
  7. Representante da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)- Maria Eugênia Pinto
  8. Dois representantes da comunidade científica, designados pelo Conselho Diretor da ABRASCO; Naomar Monteiro de Almeida Filho, Dario Pasche

Comissão Acadêmica Nacional

  • Cristina Guillam – Fiocruz
  • Carla Pacheco Teixeira – Fiocruz
  • AnaClaudia Fassa – UFPEL
  • Maria Eugênia Pinto – UFCSPA
  • Alessandra Dhamer - UFCSPA
  • Dario Pasche – Abrasco
  • Luiz Fachhini – Abrasco
  • Eliana Cyrino – Unesp
  • Elisabeth Fassa – UFPEL
  • Cesar Favoreto – UERJ
  • Katia Silveira - Fiocruz
  • Teresa Maria Passarella – DEGES /MS
  • Marcia Lopes – Fiocruz
  • Fatima Antero - Fiocruz