Orientações

Covid-19 e população privada de liberdade

O presente documento é direcionado a gestores e profissionais de saúde dos sistemas prisional e socioeducativo, e tem por objetivo reunir as informações disponíveis, até o momento, sobre a pandemia da COVID-19 nas instituições de privação de liberdade do Brasil e seus impactos na saúde física e mental de pessoas encarceradas e cumprindo medidas socioeducativas, trabalhadores das unidades prisionais e profissionais do sistema de garantias de direitos, bem como reunir orientações para prevenção, cuidado e atenção psicossocial.

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz

Orientações para Cuidadores Domiciliares de Pessoa Idosa na Epidemia do Coronavírus – Covid 19

As pessoas idosas que necessitam de cuidados constituem um dos principais grupos de risco diante da epidemia do novo coronavírus − Covid-19. As informações a seguir pretendem trazer orientações para as pessoas que são cuidadoras, visando à prevenção do contágio, promoção da saúde e proteção aos direitos sociais, tanto de quem é cuidado como de quem cuida. Esta cartilha foi elaborada tendo em vista o cuidado domiciliar, podendo ser utilizada tanto por cuidadoras contratadas como por familiares que exercem essa função.

Orientações para agentes comunitários de saúde no enfrentamento à COVID-19

O documento orienta sobre as medidas de prevenção, como proceder e onde procurar ajuda em situações de casos suspeitos e/ou confirmados ou diante do agravamento de saúde. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) elaborou o documento em colaboração com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, referência nacional na formação de Agentes Comunitários de Saúde.

Leia as orientações na íntegra acessando a página descrita no link.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ)