Creative Commons

Atenção Domiciliar na Atenção Primária à Saúde_MS

Com o objetivo de fornecer subsídios que possam instrumentalizar as equipes de APS, oferta-se este material, construído a muitas mãos, em uma parceria entre o Ministério da Saúde e os diversos profissionais inseridos no cotidiano de equipes de Atenção Primária e de Serviços de Atenção Domiciliar. Busca apresentar e discutir questões relacionadas aos cuidados domiciliares, agregar conhecimento aos profissionais que investem na atenção domiciliar como prática essencial para uma APS resolutiva e de qualidade.

Fonte: Ministério da Saúde

Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak

WHO and public health authorities around the world are acting to contain the COVID-19 outbreak. However, this time of crisis is generating stress throughout the population. The considerations presented in this document have been developed by the WHO Department of Mental Health and Substance Use as a series of messages that can be used in communications to support mental and psychosocial well-being in different target groups during the outbreak.

Recomendações de proteção aos trabalhadores dos serviços de saúde no atendimento de COVID-19 e outras síndromes gripais

A doença do novo Coronavírus-2019 denominada (COVID-19) é uma enfermidade respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2. Em dezembro de 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) começou a monitorar um aumento de casos de pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, na China. Em 7 de janeiro de 2020, as autoridades chinesas informaram que a causa era esse novo tipo de coronavírus.

Covid-19: avaliação remota em Atenção Primária à Saúde

Este artigo apresentará orientações sobre como escolher entre consultas por telefone e por vídeo, como realizar uma consulta à distância pela “questão do covid-19” e levar em consideração a organização do acompanhamento e das próximas etapas do cuidado. Este artigo não aborda a realização de triagem virtual ou de implementação de consultas de vídeo nas clínicas, mas pretende ser uma orientação ampla para uma consulta sobre a Covid-19. Ele não abrange todas as condições clínicas e não deve ser usado como orientação oficial para o tratamento de um paciente com Covid-19.

A saúde do trabalhador e o enfrentamento da COVID-19

O enfrentamento da pandemia do novo coronavírus faz parte das funções essenciais da Saúde Pública por meio de ações voltadas para a população ou para grupos com maior risco de contaminação, como os profissionais de saúde. No entanto, outras atividades de trabalho podem ter um papel relevante na disseminação do vírus e, portanto, a análise de como se processam é determinante para a prevenção do adoecimento1. A pouca visibilidade desse aspecto implica sua pouca valorização nas políticas públicas.

Páginas